Social

Vídeos

/

6 Julho 2016

Criou prótese gigante para elefante que perdeu uma perna ao pisar uma mina

Mosha, uma elefante do norte da Tailândia, tinha apenas 7 meses quando perdeu a perna ao pisar uma mina na fronteira do seu país com o Myanmar. Na altura foi levada para o hospital "Friends of the Asian Elephant", que se dedica a cuidar de elefantes feridos, e onde após dois anos acabou por conhecer o seu anjo da guarda, o cirurgião Therdchai Jivacate.

Assim que teve conhecimento do caso de Mosha, Jivacate decidiu ajudá-la, assumindo o maior desafio da sua vida: criar uma prótese gigante para que a elefante pudesse levar uma vida normal.

"Pela forma como ela caminhava, a coluna ia acabar por entortar. Isso quer dizer que ela ia danificar bastante a cartilagem e mais cedo ou tarde, ia parar de andar. Acabaria por morrer por causa disso", disse o cirurgião

"Quando ela recebeu a sua primeira prótese, ela pesava 600kg, mas agora tem quase duas toneladas, então precisávamos de mudar o material", acrescentou o especialista que já fez mais de 20 mil próteses para seres humanos, cães, gatos e algumas aves, além de manter uma ONG que fornece próteses de graça para amputados sem condições financeiras.

RESPECT! smiley

VAIS GOSTAR: