Social

Vídeos

/

2 Setembro 2016

Experiência de "conformismo social" mostra como cumprimos regras sem perceber porquê

Sabes aquela sensação de fazer determinadas coisas pelo simples facto de todos fazerem? Não sabes porquê, mas se todos estão a fazer... vais entrar na "onda".

Se não estás a perceber do que estamos a falar, vais entender com esta experiência social, onde uma jovem entra numa sala com várias pessoas, onde todas levantam da cadeira ao som de um bip. Inicialmente, como não sabe de nada, apenas observa as pessoas a levantar da cadeira. De seguida, ouve-se outro bip e todos levantam novamente da cadeira, menos ela. No terceiro bip, mesmo sem saber, lá está ela a levantar da cadeira. Aos poucos as pessoas vão saindo até ao ponto em que fica só ela. Sempre que há um bip ela continua a levantar da cadeira… até que chega outra pessoa, que também não sabe nada sobre esse "ritual".

Chama-se "Conformismo Social". Como resultado da socialização, a conformidade reflete a interiorização de regras e a sua partilha com os outros. As pessoas tendem a agir em conformidade com as expectativas do grupo a que pertencem. Para a grande parte dos investigadores, a conformidade social apenas existe devido à pressão de grupo. Agimos em conformidade com as regras porque aceitamos a sua legitimidade e porque a isso somos incentivados pela aprovação e recompensa obtidas das outras pessoas.

VAIS GOSTAR: