Social

Vídeos

/

13 Novembro 2013

Fumar um cigarro tira 11 minutos de vida

Um estudo científico desenvolvido na Universidade de Bristol, em Inglaterra, revela que o hábito de fumar, de uma forma habitual, pode significar 11 minutos a menos na vida de uma pessoa… por cada cigarro fumado.

Para chegar a este número, foram contabilizados os efeitos sobejamente conhecidos do cigarro sobre a esperança média de vida de um grupo de fumadores do sexo masculino e chegou-se à conclusão que o cigarro “rouba” cerca de 6,5 anos de vida a quem fuma.

A investigação foi divulgada na publicação médica British Medical Journal e também revela o número aproximado de cigarros que uma pessoa consome ao longo da vida. Normalmente, um fumador consome cerca de 14 cigarros por dia, o que perfaz um total de cerca de 5 mil cigarros ao ano. Se fumar dos 17 aos 71 anos de idade, consome mais de 310 mil cigarros durante esse período. De uma forma mais pormenorizada, concluiu-se que o número total de cigarros consumidos numa vida (311.688 cigarros numa média de 14 por dia) sobre o tempo médio de vida perdido (6,5 anos ou 3.418.560 minutos) ditou um total de 11 minutos, que é o tempo de vida perdido por cada cigarro fumado.

A equipa de investigadores afirma que os resultados do estudo foram obtidos a partir da realização de médias e não de dados precisos e objetivos, mas lembra que os malefícios do ato de fumar são factos evidentes… e digamos que os números falam por si!

VAIS GOSTAR: