Social

Vídeos

/

23 Setembro 2016

O jovem de 19 anos que mede 2,34 metros e cresce 15 centímetros por ano

Broc Brown é um jovem norte-americano de 19 anos que mede 2,34 metros e está a 17 centímetros de atingir a altura do turco Sultan Kosen... o homem mais alto do mundo, com 2,51 metros. Considerado o adolescente mais alto do mundo, Broc poderá mesmo ultrapassar Sultan se continuar a crescer os 15 centímetros anuais.

O adolescente sofre de síndrome de Sotos, uma desordem genética rara conhecida também por gigantismo cerebral. A desordem genética foi detetada aos cinco anos e os médicos disseram à mãe que não iria sobreviver quando chegasse à adolescência.

Broc entrou para o jardim de infância com 1,57 metros, segundo a mãe, Darcia. Quando iniciou o ensino médio (equivalente ao sexto ano de escolaridade em Portugal), o adolescente media 1,83.

Para além do síndrome de Sotos, sofre de problemas de coração, tem uma curvatura na coluna vertebral e um estreitamento da medula espinal. O adolescente apresenta ainda dificuldades a nível de aprendizagem.

O norte-americano, que tem constantemente dores de costas, viajou até ao Centro Infantil de Arkansas para ser consultado pelo médico Bradley Schaefer, especialista em síndrome de Sotos.

"Broc é facilmente o homem mais alto que já vi. Infelizmente, terá que lidar sempre com qualquer tipo de dor, mas acredito que vai ter agora uma vida normal", disse Bradley. O adolescente ficou contente com a notícia e afirmou que "foi a melhor coisa" que poderia ter ouvido. "Estou feliz por poder ter uma vida longa", acrescentou.

VAIS GOSTAR: