Social

Notícias

/

9 Abril 2013

Petição desafia ministro do trabalho britânico a viver com 250 euros por mês

Existe uma petição a circular, já com mais de 467.700 assinaturas, que desafia o ministro do trabalho britânico, Iain Duncan Smith, a provar que é capaz, como afirmou, de viver com 7,57 libras por dia, ou seja 53 libras (62 euros) por semana". A petição convida o ministro conservador a fazer esta experiência "durante pelo menos um ano".

A petição foca ainda que "isto ia representar uma redução de 97% do rendimento actual que ronda 1.581,02 libras por semana, ou 225 libras por dia, depois de impostos".

O texto da petição refere-se às declarações do ministro, entrevistado pela cadeia britânica BBC sobre uma reforma governamental do sistema de prestações sociais.

Ao jornalista que lhe perguntou, em reacção ao testemunho de um vendedor ambulante, se podia viver com 53 libras semanais, Iain Duncan Smith respondeu: "Se tivesse que ser, sim".

Num jornal local, o ministro considerou a petição "uma farsa que pretende desviar a atenção da reforma do sistema social, que é bem mais importante. Estive desempregado duas vezes na minha vida, logo sei o que é viver com o mínimo", afirmou ao Wanstead and Woodford Guardian.

Ou seja, em qualquer parte do mundo, os políticos são aquilo que todos achamos deles com a agravante de que apesar de governarem um país, não o conhecem.

VAIS GOSTAR: