Social

Vídeos

/

29 Março 2017

Trailer do documentário que aborda o iminente tsunami em Portugal e Espanha

No passado dia 24, foi lançado o trailer do documentário espanhol "La Gran Ola" (A Grande Onda), que estreia nos cinemas em maio. Realizado por Fernando Arroyo, faz uma análise ao risco de tsunami que a península ibérica corre face à falta de preparação para um evento tão catastrófico que é comparado ao terramoto de 1755 (quando morreram mais de 10 mil pessoas).

Vivemos num barril de pólvora, é o que os especialistas há muito dizem. O documentário denuncia uma situação preocupante, sobretudo na orla costeira dos países. Os cientistas ouvidos mostram-se particularmente preocupados com a falta de um sistema de alerta de tsunamis, que permitiria uma evacuação segura. Além das dezenas de milhares de mortos, centenas de milhares de pessoas poderiam ser afetadas tanto pela necessidade de abandonar as suas casas, como pela falta de eletricidade, de comunicações e de água.

Em entrevista ao El País, o realizador refere que "esta é a verdade sobre os tsunamis em Espanha e Portugal, podem acreditar... ou não. Durante dias, grandes áreas não poderão ser evacuadas, não haverá eletricidade, nem comunicações, nem água, e cidades inteiras como Cadiz terão de ser evacuadas", alertando que irá afetar centenas de milhar de pessoas e causar enormes perdas económicas.

Já Begona Perez, da Divisão de Oceonografia dos Portos, em Espanha, diz que "a questão não é saber se vai acontecer ou não outro tsunami, mas sim saber quando".

Mário Lopez, professor do Instituto Superior Técnico, comentou que "nenhum governo faz alguma coisa, o que é preciso fazer está escrito, portanto, os políticos sabem que há risco sísmico e que este pode ser reduzido".

Outro português, o investigador Luis Matias, informa que no Golfo de Cadiz várias falhas tectónicas podem provocar um sismo a qualquer momento. O Golfo de Cádis está assenta numa fronteira tectónica, a falha Falha Açores - Gibraltar, o que torna toda a área suscetível a sismos no mar, que podem, por sua vez, desencadear uma onda gigante.

Mas, o que preocupa verdadeiramente os especialistas, é que ainda não está definido o protocolo para alertar a população e esta deve ser evacuada. O documentário conta, no total, com mais de 40 testemunhos. Fica com o trailer e deixa a tua opinião!

VAIS GOSTAR: