Social

Vídeos

/

26 Julho 2017

Veterano da 2ª Guerra Mundial que inspirou Dunkirk chora após assistir ao filme

O filme Dunkirk está a superar todas as expetativas, além de liderar nos EUA está a ter uma excelente aceitação nos mercados internacionais e Portugal não é exceção.

No entanto, a aprovação de um espetador "especial", deve ter deixado o diretor Christopher Nolan muito feliz. Trata-se de Ken Sturdy, um veterano da batalha real que inspirou o filme, passado durante a Segunda Guerra Mundial.

Aos 97 anos, Sturdy assistiu ao filme e foi só elogios: "Eu nunca pensei voltar a ver isto. Senti como se estivesse lá novamente", contou em entrevista ao GlobalNews.

"Tinha 20 anos quando aquilo aconteceu mas penso que recordei… pude ver os meus velhos amigos de novo e muito deles morreram na guerra (…), perdi tantos dos meus amigos", acrescentou Sturdy. Este senhor estava lá com a marinha para ajudar a resgatar tropas da praia da cidade francesa de Dunquerque.

Dunkirk é baseado na história real da evacuação dos aliados da cidade francesa de Dunquerque, no início da Segunda Guerra Mundial, quando estes se viram encurralados pelas forças nazis. Ao longo de nove dias, mais de 338 mil militares foram evacuados em barcos civis.

VAIS GOSTAR: